Mercado cambial – swap

O mercado de câmbio ou Forex, como é mais conhecido internacionalmente, é onde são realizadas as trocas entre moedas dos diferentes países a nível mundial. Este é o mercado com o maior volume financeiro de transações, movimentando mais de 4 triliões de euros por dia (4.000.000.000.000€)! O grande volume financeiro faz com que muitas pessoas sejam atraídas para este mercado devido à facilidade com que se pode entrar e sair do mesmo sem criar impacto nos preços.

As moedas são negociadas em pares de moedas, mais normalmente designadas de taxas de câmbio, onde é representado o preço de uma moeda em relação a outra moeda. O par de moedas mais transacionado é o EUR/USD (euro/dólar americano) logo seguido do USD/JPY (dólar americano/iene). Os dois pares referidos totalizam mais de 40% das transações realizadas. No que diz respeito ao local das transações, o Reino Unido e Estado Unidos representam mais de 50% dos fundos movimentados.

O mercado cambial movimenta mais de 4.000.000.000.000€ por dia!

Apesar de à primeira vista se poder pensar que o volume financeiro associado às moedas provêm de pessoas e empresas que necessitam de realizar negócios e compras em diferentes países, com diferentes moedas, isso não é verdade. Menos de 10% desse volume é operado por entidades não financeiras e do volume total, menos de 35% diz respeito à troca de moeda. Então o que representam os outros 65%?

Mais de 40% do volume financeiro do mercado de câmbio é proveniente do swap cambial. Esta operação consiste na realidade em duas operações, uma primeira de compra de uma determinada quantidade de uma moeda e em simultâneo a venda da mesma quantidade numa data posterior. Isto faz com que um negócio acordado hoje e realizado numa data futura no tempo tenha um controlo sobre as variações das taxas de câmbio.  

Menos de 35% do volume financeiro do mercado cambial diz respeito à troca de moeda

  Um exemplo disso é uma empresa fabricante de pneus que fez um contrato em euros para o fornecimento de pneus dentro de 1 mês a uma empresa de transportes. O problema é que a empresa de pneus compra a borracha a um fornecedor estrangeiro em dólares. Para evitar que a empresa fabricante de pneus possa perder dinheiro devido à variação cambial entre o euro e o dólar, a empresa faz um swap cambial, comprando dólares a um preço de 1.20 e um “forward” a 1.205. O preço atual a que a empresa compra dólares designa-se de preço “spot”. O “forward” não é mais que um contrato em que uma quantidade de moeda é trocada a um preço específico numa data determinada futura. Assim a empresa fabricante de pneus sabe à data do contrato estabelecido qual a variação cambial que vai ter durante o próximo mês, através do swap cambial realizado e pode incluir essa variação nas cláusulas ou preços estabelecidos no contrato, anulando assim o risco do mercado cambial.  

O swap cambial é mais utilizado por entidade financeiras que possuem balanços em moedas estrangeiras mas pode ser utilizado por qualquer pessoa ou empresa que realize transações em moedas diferentes, reduzindo assim o seu risco financeiro.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *